segunda-feira, maio 11, 2009

WORKSHOP
Entre Percursos e Circuitos

Dos dias 26 a 29 de maio será realizado em Londrina o workshop "Entre percursos e circuitos – manobras da arte", ministrado pelo Assistente Curatorial Armando Queiroz, do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2008/2009. As inscrições podem ser feitas na Casa de Cultura UEL – Divisão de Artes Plásticas, onde também será realizado o evento. Não há taxa de inscrição e serão oferecidas 25 vagas. O projeto irá contemplar 18 cidades do interior do Brasil e Londrina foi escolhida após os assistentes curatoriais do Itaú Cultural viajarem por diversos locais e conhecerem a cena cultural de vários municípios.

Divisão de Artes Plásticas: Av. JK 1973 - Telefone 33226844
Workshop de 26 a 29, terça a sexta-feira, das 14 às 18h
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2688

O workshop é constituído por um conjunto de ações voltado para a promoção, análise, discussão e fomento à produção artística contemporânea. Seu objetivo maior é contribuir para a articulação, consolidação e/ou aprofundamento de um cenário artístico-cultural propício ao desenvolvimento de práticas artísticas. O workshop visa alcançar tal meta oferecendo suporte na formação profissional de agentes do meio e base crítica para uma leitura qualitativa da produção atual, bem como a ocasião de uma interlocução na qual os participantes possam discutir questões concernentes aos seus trabalhos e universos poéticos.

O curso enfocará a exposição de temas emblemáticos da arte atual, tanto no contexto nacional quanto internacional. A proposta de análise deste quadro se dará por um viés histórico e crítico, chamando-se sempre a atenção para aspectos que envolvem a condição do artista atualmente, seja no seu aspecto profissional, seja no seu lugar dentro do mundo presente.

1º dia: arte aqui
Conhecer e discutir a produção artística do local, lançando uma discussão acerca de sua conjuntura. A partir de um mapeamento do campo da arte da cidade (identificando artistas, espaços expositivos e de formação, mercado, críticos, curadores, gestores, políticas públicas dentre outros), buscar compreender suas dinâmicas de desenvolvimento, localizando-o num contexto maior – o brasileiro – e discutindo, junto aos participantes, possíveis estratégias para seu agenciamento.

2º dia: arte hoje
Apresentar, com base nas discussões prévias acerca da produção artística local, interesses e questões diversas que têm permeado a atual produção em arte contemporânea, buscando paralelos entre esta e o contexto vivenciado pelos participantes do workshop. Este módulo tem caráter eminentemente histórico.

3º dia: arte e pensamento crítico
Localizar a produção artística à luz das reflexões sobre a cultura que são mais amplamente desenvolvidas por campos diversos, como o da arte, da filosofia, comunicação, sociologia, dentre outros. A partir da bibliografia indicada, promover discussões acerca de pontos nevrálgicos da produção em arte contemporânea, visando colaborar também para o adensamento do pensamento crítico acerca da arte produzida no local.

4º dia: arte e cultura
Debater acerca do lugar e das implicações da arte no contexto da cultura, fazendo ver seus meios de relação com os diversos modelos culturais presentes na atualidade. Retomando as discussões ocorridas no primeiro módulo (arte aqui), observar as forças que delineiam o campo da arte em seu nível local, nacional e global, atentando para aspectos complementares da produção em arte – dinâmicas de visibilidade, mercado, legitimação. A partir de tal análise crítica e da apresentação de experiências artísticas ocorridas em outros locais, coletivamente traçar possibilidades de agenciamento da produção local.

Um comentário:

Jocker disse...

Fer, eu lhe mandei dois emails, vc teve tempo de ver?
Um é com o arquivo das fotos do (des)ocupação. Veja e me avise ok?
um bjo
amo vc.
super saudades.
Gatti