quinta-feira, dezembro 29, 2005

Horta do quintal


Nossa horta no quintal de casa. Tem o Avilós que é esta árvore bonita, toda cheia de ramificações e com propriedades curativas.

O almeirão, a cebolinha, a hortela, a citronela, a palma, a couve e as onze horas convivem nos canteiros em harmonia. As flores alegram com cores e os verdes variam de tom. O catavento enfeita o cenário. Tem também feijão, mandioca, batata doce, babosa, alface, taioba, agrião, chicória, alecrim, pimentas e tantas outras plantas que brotam a cada dia de cuidados, amor e muita água.

Tudo plantado de uma forma orgânica. Nada de adubos químicos ou venenos. O adubo que usamos é fruto da compostagem das folhas. Para espantar os insetos famintos o máximo que usamos é o chá de fumo, a pimenta, cascas de laranja e outros segredos caseiros.

Também nossa horta é bem misturada, as plantas convivem lado a lado e neste consórcio, onde não há vez para monoculturas, umas plantas fortalecem as outras espantando as pragas.

Tudo que plantamos aqui é da época e de nossa região e clima. Buscar as verduras para saladas, sucos, chás e remédios, todos os dias, proporciona prazer e saúde para nós e nossas famílias e amigos que usufruem conosco da natureza em seu estado mais natural.

Um comentário:

Anônimo disse...

A horta mais linda e mais bem cuidada que conehço... tudo uma delícia, feito com amor e carinho...
adorei as fotos